O BATISMO NAS ÁGUAS
O BATISMO NAS ÁGUAS
O Batismo é uma ordenança clara de Jesus para todo aquele que crê. É um ato físico que expressa uma verdade espiritual; é um testemunho público da nossa fé em Jesus.
O Batismo não salva, mas acompanha a salvação. Jesus disse que quem crer a (e for batizado por crer) será salvo e quem não crer será condenado. O Batismo segue a fé que nos leva à salvação, mas ele em si não é um meio de salvação (Mc.16.16). Podemos dizer que o batismo é parte do processo de salvação, mas não que ele em si salve.
O batismo é uma identificação com CristoAtravés do batismo nas águas, estamos dizendo que compartilhamos com Cristo de sua morte e ressurreição. Obviamente, a pessoa batizada não está morrendo fisicamente por causa do pecado, como fez Jesus; mas, está dando um testemunho público do fato de que ela está se identificando com a obra de Cristo. Do mesmo modo como Cristo morreu para o pecado, o crente, ao batizar-se, demonstra simbolicamente que também está submetendo-se à mesma morte. Ao submergir, ele está representando, através desse ato, o sepultamento de sua natureza pecaminosa; e ao imergir, levanta-se para uma nova vida em Jesus. E como Paulo, está também declarando que viverá para Jesus, como seu discípulo: "Estou crucificado com Cristo, e já não vivo eu, mas Cristo vive em mim". (Gl 2.20).
Ao batizar-se, a pessoa declara publicamente que, agora, em Cristo, morreu para o pecado, e vive para Deus, identificando-se, de boa vontade e alegremente, com a obra redentora da cruz.
Por que imersão na água?
1. A palavra grega para batismo é "baptismos", que significa: "imergir, mergulhar, colocar dentro de". A palavra era usada para descrever a imersão de um pano em uma tintura.
2. João Batista batizava as pessoas no Rio Jordão, porque ali havia muita água, indicando que era por imersão (Jo 3.23).
3. A razão principal é esta: só a imersão pode simbolizar um sepultamento corretamente, isto é, um sepulcro nas águas da morte (Veja Rm 6.4 e Cl 2.12).
Por que uma pessoa deveria ser batizada nas águas?
1. É um mandamento de Jesus (Mt 28.19).
2. É a garantia de uma consciência pura para com Deus (I Pe 3.20).
3. Porque o próprio Jesus foi batizado (Mt 3.13-17).
4. Era uma doutrina fundamental da Igreja Primitiva (At 2.41; 10.47-48).
O batismo nas águas simboliza lavar ou limpar (At 22.16). É uma simbologia, pois de fato, somos purificados e limpos pelo sangue de Jesus (Ap. 1.5), e somos lavados pela Palavra de Deus (Jo 15.3). A purificação do pecado é simbolizada e testificada pelas águas do batismo. É uma confissão externa do que aconteceu por dentro. Expressa nossa identificação com Jesus (Rm 6.1-11).
Quem deve batizar-se nas águas?
Todos aqueles que já foram salvos (nasceram de novo) estão qualificados para o batismo (At 8.36-38). O batismo é muito importante porque através dele, você pode liberar a sua fé para apropriar-se ainda mais da realidade espiritual de que você, juntamente com Cristo, morreu para o pecado e ressuscitou com Ele; sendo agora uma nova pessoa (Rm 6.1-11).