O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
No momento em que uma pessoa que crê em Jesus e o “recebe” o Espírito Santo imediatamente vem habitar no espírito desta pessoa. Portanto todos os salvos genuinamente nascido de novo possuem o Espírito Santo. “E se alguém não tem o Espírito de Cristo esse tal não é dele” (Romanos 8.9). Não é possível a ninguém viver na carne ou no pecado e viver simultaneamente no Espírito. O Espírito Santo habita em alguém cuja vida foi lavada e purificada no Sangue de Cristo o salvo é Coparticipante da natureza divina. (II Pedro 1.4), portanto está livre da corrupção das paixões que há no mundo.
Por que precisamos ser batizados no Espírito Santo?
1. Porque é um mandamento (Efésios 5.8). Por outro lado, só podemos ser cheios de acordo com nossa capacidade de absorver o Espírito Santo. No original, a expressão “cheio do Espírito”, em Efésios 5.18, significa: sendo continuamente cheio do Espírito.
2. Porque o batismo no Espírito Santo nos enche de poder e coragem para testemunhar (Atos 1.8; 2. 14; 4.31-33).
3. Porque é necessário para recebermos os dons do Espírito Santo (Gálatas 5.22-23)
4. Porque é necessário como evidência a máxima do fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22-23)
5. Por que nos enche de poder para cumprirmos o chamado de Deus (Atos 1.8)
Recebendo o batismo no Espírito Santo
Vimos que o Espírito Santo habita em todos os salvos, então porque todos os salvos não são batizados com Espírito Santo?
A experiência do batismo com Espírito Santo é um ato diferente da experiência da Salvação. Podemos dizer que no momento da salvação todos os salvos passam a possuir o Espírito Santo, mas no momento do batismo com Espírito Santo, Ele é quem passa a possuir o salvo.
O batismo no Espírito é dado àqueles que buscam com fé (Gálatas 3.2-5).
Para receber o batismo no Espírito Santo, a pessoa precisa crer na Promessa do Pai (Atos 1.4) e pedir a Ele, pois o batismo no Espírito não vem como resultado de luta, agonia, súplica ou algum tipo de negociação com Deus. É um presente do Senhor Jesus Cristo aos seus discípulos, para capacitá-los a andar como Ele andou (Lucas 11.11-13). Recebemos o batismo pela fé (Marcos 11.24). Depois, devemos aplicar a fé, para sermos cheio dele em todo momento (Efésios 5.18).
Todos nós precisamos ser cheios.
Para sermos cheios do Espírito Santo precisamos ter um coração limpo; confessar nossos pecados e perdoar aos outros, não importando quão certos nós sejamos (I João 1.7-9; Lucas 6. 37-38). Se quisermos mesmo ser cheios do Espírito Santo, precisamos ter sede (desejar ser cheios), vir a Jesus e beber (receber o Espírito Santo). Então, do nosso interior fluirão rios de águas vivas, ou seja: o Espírito Santo (João 7.37-39).
O que aconteceu quando, na Bíblia, as pessoas, foram cheios do Espírito Santo:
· Jesus começou seu ministério terreno (Lucas 4.18-19; Atos 10.38).
· 120 pessoas falaram em outras línguas e falaram a Palavra de Deus corajosamente (Atos 2.4; 4.31).
· Cornélio e os que estavam com ele falaram em outras línguas, louvando a Deus (Atos 10.46).
· Os Efésios falaram em outras línguas e profetizaram (Atos 19.6).
· Simão viu algo novo acontecer com os samaritanos (Atos 8.17-24).