APLICANDO A FÉ

A fé é uma progressão natural posta o arrependimento das obras mortas. Considerando que nosso enfoque era o ego agora nosso foco  de atenção é Deus. Obras mortas sempre interferem em nossa fé para com Deus. Antes de sermos capazes de ir a Deus precisamos rejeitar as coisas passadas. Devemos nos arrepender para que a nossa fé em Deus possa desenvolver se. De fato, qualquer coisa aparte da fé no Senhor está morta. (Hebreus 11.6; Romanos 14.23).

Fé pode ser definida como: "ter confiança, garantia ou segurança em outra pessoa e na palavra daquela pessoa". Ter fé em Deus envolve uma troca: antes confiávamos no ego, e nós mesmos, e agora confiamos em Deus. A Bíblia define fé como "O firme fundamento das coisas que se esperam é a certeza das que não se vêem". Ou seja, éter certeza, ter convicção de que algo que ainda não pode ser visto com os olhos naturais, mas que cremos que Deus trará à realidade (Hebreus 11.1-3; Romanos 10.17; Mateus 17.20; Romanos 1.17).

Como  a fé pode se desenvolver?

1 - Tendo uma correta atitude de mente.

Fé é persuasão. A palavra fé vem do grego pistis que significa "firme persuasão; convicção forte e firme; a convicção da verdade de qualquer coisa" (II Timóteo 1.12).

Fé em volve uma atitude de humildade e submissão para com a vontade de Deus, a qual precisamos desenvolver (Filipenses 2.5-8).

2 - Entenda que serve essa substância e realidade.

Fé não é imaginar ou desejar as coisas que não existem. Ao contrário: é a convicção da Palavra de Deus pela revelação do Espírito Santo. (Hebreus 11.1; Números 23.19).

3 - Entenda que fé é um dom de Deus

Não podemos fazer a fé crescer por nossa própria força. Ela não é o resultado de uma ginástica mental. O Espírito Santo tem que colocar essa capacidade para acreditar em Deus dentro de nossos corações (Efésios 2.8).

4 - Fé desenvolve-se pelo nosso conhecimento de Deus.

Você não pode confiar num desconhecido qualquer. Quanto mais conhecemos a Deus: sua fidelidade, seu amor, seu caráter, seus caminhos e seu poder mais poderemos confiar n'Ele. Essa é a base para a verdadeira fé em Deus (Deuteronômio 7.19; Salmos 9.10; I Tessalonicenses 5.24). Somente conhecemos a Deus na medida em que o espírito santo nos dá uma revelação d'Ele através das Escrituras e, nos relacionamos com Ele através da oração e comunhão diária.

5 - Fé é uma consequência do ouvir.

Deus comunica aos teus pensamentos através de Sua Palavra. Quando ele nos permite ouvir o que está dizendo pelo Espírito, deveríamos crer que o que Ele está dizendo é realmente verdade e é para nós (Romanos 10.17).

Quando confessamos a palavra da fé que nos foi dada e nos firmamos nela, descobrimos o poder criativo de Deus que opera por meio daquela palavra, para trazer à luz o que foi prometido. Jesus disse que pela fé nada nos será impossível (Mateus 17.20).

6 - A fé vem através do conhecimento de Deus e de Sua fidelidade.

Quanto mais temos fé em Deus, tanto mais experimentamos a sua fidelidade e, consequentemente mais nossa fé cresce (João 2.11; 11.15).

7- A fé cresce quando nos lembramos da fidelidade de Deus no passado.

Quando estudamos a palavra de Deus e descobrimos Seus feitos grandiosos do passado, nossa fé cresce, pois Deus hoje, ainda é o mesmo.

 Quando vemos as vitórias nas vidas de Abraão, José, Moisés, Davi e tantos outros servos de Deus, podemos compreender que o mesmo poder, proteção e provisão que estava à disposição deles, através do relacionamento com Deus, está também à nossa disposição hoje, pois Deus é o nosso Pai.

COMO APLICAR A FÉ.

Depois do amor a área mais importante na vida do seguidor de Jesus é a fé. Para ser um cristão vitorioso, é absolutamente necessário ser cheio de amor e de fé.

Jesus e os discípulos nos deixaram diversos Ensinamentos sobre a fé:

Marcos 9.23; Hebreus 11.6; II Tessalonicenses 1.3; Efésios 1.3; II Coríntios 1.20. Tudo então, que pertence a Deus, agora pertence a mim, e para que eu possa conhecer as bênçãos que Ele me tem dado, Deus deu milhares de promessas na Sua Palavra.

Então é necessário aplicar a fé, para tomar posse dessas promessas.

Para aplicar a fé Podemos seguir três passos:

1. Crer a Palavra no coração

a) Hebreus 11.1 - Fé não é Esperança

b) Marcos 11.23-24 - Fé no coração na hora da oração

c) João 20.25 e 29 - Fé é crer antes de ver.

d) Romanos 4.20; 10.17; Provérbios 18.20 - Como ter mais fé.

2 - Falar a palavra com a boca

a) Josué 1.8 - Não cesse de falar.

b) Provérbios 18.21; Mateus 12.37; 15.11; Marcos 11.23; II Coríntios 4.13 - A importância das palavras que sai de sua boca. A fé sempre fala.

c) Tiago 3; Hebreus 3.1 e 4.14-15 - A língua é poderosa. Nossas palavras determinam nossas opções.

3 - Praticar a Palavra com suas ações.

a) Mateus 7.24-27 - A importância de praticar a Palavra.

b) Tiago 1.22-24 - Enganamos  a nós mesmos se falarmos que temos fé e não agirmos de acordo com a nossa fé.

c) Tiago 1.25 - O sucesso vem de praticarmos a Palavra.

d) I Pedro 1.22,23 - O segredo da transformação pela obediência.

Eu preciso:

CRER que realmente Deus tem me dado isso

FALAR (confessar) com a boca que isso é realidade.

PRATICAR o poder, amor e domínio.

À medida que eu CREIO, FALO e PRATICO essa promessa, ela se torna uma realidade em minha vida pelo poder sobrenatural de Deus. Deus nunca falha!

Não se esqueça de II Coríntios 1.20. Assim também posso tomar posse de todas as outras promessas de Deus.